A tão "genial" obra Comedian, do italiano Maurizio Cattelan, aquela famosa banana grudada na parede com fita adesiva, está prestes a ser leiloada por uma bagatela de US$ 1 milhão (ou apenas R$ 5,75 milhões, troco de pão, né?). O leilão, promovido pela Sotheby’s em Nova York, começa nesta quarta-feira, 20. Preparem os lances e, quem sabe, o lanche também!
Desde sua gloriosa estreia no Art Basel, em Miami, em 2019, a obra "abriu os olhos" do mundo para debates profundíssimos sobre arte. Segundo a Sotheby’s, Comedian é um "marco" que atraiu multidões, dividiu críticos e criou tanta confusão que precisaram arrancar a banana da parede antes que o evento terminasse. É, amigos, arte também tem prazo de validade.
Mas calma! Quem arrematar a obra não vai levar a banana mofada pra casa, mas sim um certificado de autenticidade, aquele papelzinho mágico que dá o direito de recriar o "bananão artístico" onde quiser. Afinal, o conceito é o que importa, né? Trocar a fruta de tempos em tempos fica por conta do "artista" (ou do feirante de confiança).
Para David Galperin, chefe de arte contemporânea da Sotheby’s, a obra não é só uma fruta com fita; é um espelho para o mundo da arte contemporânea. "Cattelan está fazendo perguntas profundas sobre valor e o que consideramos arte", disse ele, enquanto provavelmente segurava o riso.
Ah, e o histórico da peça não para por aí! Além de arrancar suspiros, a banana já arrancou fome: durante exposições, foi devorada duas vezes por visitantes "inspirados". Porque, claro, nada melhor que transformar arte conceitual em café da manhã.
Apesar de todo o caos (ou talvez por causa dele), Galperin acredita que o leilão será o auge da obra. Afinal, nada diz "valor artístico" como pagar milhões por um certificado que te autoriza a grudar frutas na parede. Tá pronto para entrar nesse movimento revolucionário? A fila do leilão já tá quase tão longa quanto a do supermercado.
Comentários
Postar um comentário