No Reino Unido, onde aparentemente “arte” é sinônimo de confundir e divertir o público, uma nova escultura no Earnley Viewpoint, na Reserva Natural de Medmerry, conseguiu roubar a cena. Apelidada carinhosamente pelos moradores como o "cocô gigante", a peça foi inaugurada com toda a pompa, carregando o modesto preço de £6 mil (ou R$34 mil, na cotação do constrangimento público).
Criada pela dupla de artistas Rebecca e Mark Ford, da Two Circles Design, a obra atende pelo nome de Periwinkle Shelter e, segundo eles, representa um caracol. Sim, um caracol. Mas, ao que tudo indica, ninguém avisou aos artistas que a interpretação do público poderia ir por caminhos mais… escatológicos.
“Eu realmente gostaria de saber como ninguém, em nenhum momento, olhou para isso e disse: ‘Oi, desculpa, mas isso parece um cocô gigante’”, desabafou um visitante, resumindo o pensamento coletivo. Outro transeunte foi mais direto: “Achei que era uma piada. Comecei a rir e não parei mais.”
Mas calma, tem conceito por trás, viu? A escultura foi inspirada na rica história local da Idade do Bronze e da Idade Média. Segundo o vereador John Cross, escavações revelaram evidências de casas redondas e cemitérios circulares datados de 1.100 a.C., além de uma estrutura medieval usada para capturar peixes. Agora, se alguém conseguiu conectar esses fatos históricos com a aparência de um excremento gigantesco, parabéns, a mente humana realmente não tem limites.
A tal obra também complementa outras duas peças de arte pública instaladas na reserva. Só nos resta imaginar o que essas outras esculturas representam: talvez um monte de areia que quer ser uma montanha, ou uma pedra que sonha em ser algo mais profundo. Afinal, se é para confundir e arrancar risadas, Medmerry já está se consolidando como o Louvre do deboche arqueológico.
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